top of page
Buscar

ADVOGADO EMPRESARIAL

  • julianaguzzi
  • 2 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2021

Cedo ou tarde toda empresa precisa de um suporte para suas questões jurídica. Afinal, atividades do dia a dia como contratar funcionários, lidar com fornecedores, pagar impostos ou criar práticas internas sempre esbarram na legislação. No por outra razão, a advocacia empresarial é tão importante para qualquer empresa.


Infelizmente, a maior parte dos empresários acredita que um advogado só é necessário quando a empresa é citada como parte de um processo judicial, ou ainda, deseja ajuizar um processo. Porém, essa é uma visão bastante equivocada. A advocacia empresarial tem um papel importante na hora de orientar a empresa para que problemas jurídicos não batam em sua porta!


ree


Advocacia Empresarial: porque contratar?


Muitos empresários acreditam que um advogado só deve ser contratado quando existe um processo judicial contra a empresa. No entanto, essa visão é bastante equivocada. Embora a presença de um advogado seja necessária para defender a empresa no Judiciário, a atuação preventiva da advocacia empresarial costuma ser muito mais relevante. Isso porque, um trabalho preventivo pode evitar não só problemas na Justiça, como também autuações, multas e outras sanções decorrentes do descumprimento da legislação.


Nem todos os empreendedores sabem, mas o cenário regulatório brasileiro é complexo. Além de leis e decretos, diariamente são editadas resoluções, instruções normativas e outras normas que obrigam que a empresa adote determinadas práticas e condutas. Além da edição de novas normas, a alteração de normas vigentes também é frequente. Logo, é fundamental que a empresa conheça as normas que regulamentam o seu setor e procure, constantemente, se adequar a elas.


A falta de medidas simples, muitas vezes, pode acarretar multas pesadas e até a suspensão de atividades. Isso, na prática, resulta em prejuízos para uma empresa, que podem ser até superiores aos de uma ação judicial.


Conhecer o cenário regulatório do seu negócio e adequar as suas práticas é essencial para evitar problemas e garantir vida longa para a sua empresa. O suporte de um escritório de advocacia empresarial é a melhor forma de alinhar as rotinas do seu negócio ao cumprimento da legislação, evitando situações como estas.



Afinal, custo ou investimento?


A maioria dos empreendedores não percebe o valor da advocacia empresarial pois não sabe dimensionar os riscos que correm. Infelizmente, muitos empreendedores pagam para ver e depois precisam arcar com grandes prejuízos que afetam o funcionamento e o futuro da empresa.


Hoje existem diferentes tipos de escritório de advocacia empresarial, com distintos perfis. Porém, certamente um deles irá caber no orçamento da empresa e poupá-la de enormes desgastes através dos seus serviços.


Tem dúvidas sobre como a advocacia empresarial pode auxiliar sua empresa? Entre em contato e saiba mais!

 
 
 

Comentários


  • YouTube - Black Circle
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2021 por Juliana Guzzi

Endereço: Rua Doutora Maria Lázara Truppeno Queiroz, 72, Vila São João, Limeira - SP, CEP: 13480-736

bottom of page